O álbum António Soares-1916, publicado pelas Edições Cão Menor, edição de luxo, com capa dura revestida a serapilheira, comemora os 90 anos de existência do álbum original, que foi utilizado por este pintor para desenhos e apontamentos. Trata-se do primeiro livro brochado alguma vez editado acerca deste pintor modernista, e consiste num álbum de desenhos da primeira fase da sua carreira (1916-1917), seleccionados e coligidos pelo seu irmão, Dr. Américo Soares, e que respeita as dimensões, grafismo e distribuição do original.António Soares foi um dos maiores pintores modernistas de sempre. Amigo dilecto de Fernando Pessoa, Almada Negreiros, Mário de Sá Carneiro e outros, tem a sua obra espalhada por todos os grandes museus e colecções privadas do país, contando, até agora, com cerca de 5000 registos no seu catálogo “raisonné”.
Expôs em Sevilha, Paris, Nova York, São Paulo, Bagdad, Madrid e Sá da Bandeira (Angola).
Em Dezembro de 1994, por altura do centenário do seu nascimento, em parceria com a Galeria Alvarez, do Porto, o MACFunchal, inaugurou uma importante exposição com obras deste pintor.
No próximo ano, o pintor terá uma exposição individual no Museu do Teatro, em Lisboa.
O lançamento está marcado para o dia 19 de Outubro de 2007, pelas 18.00h, no Museu de Arte Contemporânea do Funchal, contando com a presença do autor da obra, Dr. Américo Soares, estando a apresentação da obra a cargo da Escultora Manuela Aranha.
Museu de Arte Contemporânea do Funchal