MACGaleria, o que é?

Em MACGaleria, são publicados periodicamente dados informativos que procuram servir como complemento da actividade expositiva exercida por esta instituição. Navegando pelos diversos posts, o utilizador poderá encontrar informação relativa aos últimos onze anos de acção museológica desenvolvida pelo MAC junto da comunidade.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Exposição colectiva - "Horizontes Insulares"


Projecto de Maria José Cavaco - "Rotas de todos os dias" - 2010
O Museu de Arte Contemporânea do Funchal apresenta ao público a partir do dia 28 de Janeiro, uma exposição colectiva, proposta pelo Governo de Canárias, sob o título Horizontes Insulares, com trabalhos de doze artistas plásticos – Teresa Arozena, Ricardo Barbeito, Maria José Cavaco, Joëlle Ferly, Tchalê Figueira, Gregório González, Thierry Hoarau, Belkis Ramírez, Sandra Ramos, Roseman Robinot, Shirley Rufin e Júlio Suárez, provenientes das Ilhas Canárias, Madeira, Açores, Guadalupe, Cabo Verde, Reunião, República Dominicana, Cuba, Guiana Francesa, Martinica e Porto Rico, apresentando obras produzidas em diversas áreas como o desenho, pintura, instalação, fotografia, vídeo, animação.
Esta mostra que poderá ser visitada até 12 de Março, terá como suporte informativo a acompanhá-la a edição de um excelente catálogo – livro, com cerca de 366 páginas, produzido totalmente pelo Governo de Canárias, e incluindo textos de vários especialistas, sendo o texto dedicado à ilha da Madeira – “Caminhos da Contemporaneidade Artística na Madeira”, da autoria da Doutora Isabel Santa Clara, professora no Centro de Artes e Humanidades da Universidade da Madeira. A exposição em referência é comissariada pelo Dr. Orlando Britto Jinorio, licenciado em Filosofia e Letras, especialidade de História de Arte, pela Universidade de Granada, Espanha. Detentor de um vasto currículo na matéria, é colaborador da reconhecida revista de arte Lápiz, tendo desenvolvido projectos relacionados com várias instituições internacionais como: Departamento de Estúdios Africanos Contemporâneos de la Universidad de Nueva York, Centro George Pompidou de Paris, Museo de Arte Contemporâneo de Saint Louis, Missouri, Universidad de Puerto Rico, Museo de Arte Contemporâneo de Barcelona (MACBA).

Ricardo Barbeito - "Há mar e mar - há  ir e voltar" - 2010
Recorde-se que o projecto Horizontes Insulares, engloba também a literatura, sob a responsabilidade do escritor e catedrático de Literatura da Universidade de La Laguna, Doutor Nilo Palenzuela, tendo a representação da Ilha da Madeira cabido à escritora Ana Teresa Pereira, cujo texto foi ilustrado pelo artista plástico Eduardo Freitas, fazendo parte de um “coffret” de 12 obras representando igualmente a proveniência de cada autor. Os outros escritores seleccionados foram Jean François Samlong, Verónica Garcia, Anelio Rodriguez Conception, Vera Duarte, Carlos Alberto Machado, Lyne Marie Stanley, Nicole Cage Florentiny, Ernest Pepin, Maira Santos Febres, Alexis Gomez Rosa e Reina Maria Rodriguez.
Horizontes Insulares reúne pela primeira vez e põe em contacto num projecto cultural artístico e literário um conjunto de criadores contemporâneos oriundos de múltiplas e diversas geografias insulares. Espaços com características e estruturas geográficas, históricas, politicas, sociais, económicas e culturais, nalguns casos similares, noutros muito diferentes, convertendo-os por tais razões num vasto meta – arquipélago, definido justamente por múltiplos horizontes insulares.
Este projecto pretende ainda fazer fluir e gerar vasos comunicantes, a partir de territórios criativos, como são a literatura e a arte contemporânea, propiciando-nos um contacto cultural entre estas geografias, cujas três línguas fundamentais de expressão e comunicação são a espanhola, a portuguesa e a francesa.
Como afirmou no catálogo, no texto oficial de apresentação do MAC, o seu Director: “Que esta exposição seja um território sem fronteiras, um lugar feito de muitos lugares e caminhos, onde Arte e Cultura, em paralelo, se multipliquem exaustivamente como instrumentos que nos enriqueçam e ensinem também a perceber e intervir no nosso mundo.”

O serviço educativo do Museu de Arte Contemporânea do Funchal, em articulação com esta iniciativa, organiza visitas orientadas, acompanhadas por actividades de carácter lúdico-pedagógico a todas as escolas e restantes entidades que o solicitem, devendo, previamente, ser feita marcação através do telefone (291 21 33 40), por fax (291 21 33 48) ou através do endereço electrónico (macfunchal.servicoeducativo@gmail.com ou mac.funchal@sapo.pt ).


Sem comentários:

Enviar um comentário