MACGaleria, o que é?

Em MACGaleria, são publicados periodicamente dados informativos que procuram servir como complemento da actividade expositiva exercida por esta instituição. Navegando pelos diversos posts, o utilizador poderá encontrar informação relativa aos últimos onze anos de acção museológica desenvolvida pelo MAC junto da comunidade.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

" Zooming -Incursão em território minado" - Eduardo Freitas

Incursão escrita - a modo de zooming

Eduardo Freitas opera o gesto privilegiado da aproximação, que funda o universo do detalhe. Este olhar metafórico, proposto nos espaços específicos, e simultaneamente contínuos, da presente exposição, completa-se e demonstra-se nos espelhos, antecâmeras e filtros que nascem e renascem em cada imagem, reenviando para a matriz primordial: a amalgama criativa donde surge, dissecada, a forma enquadrada, e sucessivamente reenquadrada. A amplificação do olhar dá-se na multiplicidade universal do ponto de vista, que enforma e deforma, qual superfície concava, ou convexa, o mundo que vemos e vivemos.
Como em anteriores exposições, o artista automatiza, em explosão contida, a expressão plástica. Num momento ulterior, reorganiza, estrutura e dá forma à visão. o acto perceptivo, nesta mostra, é uma questão de escala - podemos inferir como evidência.
A presente incursão escrita pelas imagens «desdobrantes» de Eduardo Freitas, estende-se pela própria exposição, numa atitude metalinguística que penetra, de modo ambíguo e dífuso, as imagens expostas. Deste modo, Carlos Valente (eu) desafia a tripartição de funções ( artista, crítico, comissário) criando pontes entre a sua própria participação como observador «teórico» e a sua presença como actor/expositor, ao introduzir o vídeo como reflexão in loco e como ponto de vista - simultaneamente exterior e interior - em relação à obra de Eduardo Freitas.
Estas incursões partilhadas, no terreno minado da arte, permitem uma fluidez e indeterminação constante, bem características das operações de zoom. Este movimento óptico dá origem às imagens ora filtradas, ora alteradas, ora seccionadas, ora espelhadas que Eduardo Freitas propõe e que Carlos Valente comenta, verbal e visualmente.
Carlos Valente


A exposição é constituida por um conjunto de obras em suporte bidimensional, em técnica mista da autoria de Eduardo Freitas e por duas vídeo-instalações, " Ponto de vista #4 e Reflexão" de Carlos Valente.
"Zooming - Incursão em território minado", encontra-se patente ao público entre 8 de Junho e 17 de Agosto de 2007.

Museu de Arte contemporânea do Funchal